Crônica do XI ELAOPA

19116_745614408892933_8402419331835017428_n

Foi realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro no Centro de Formação do Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, a décima primeira edição do Encontro Latino Americano de Organizações Populares e Autônomas, o ELAOPA. O XI ELAOPA reuniu cerca de 50 organizações, coletivos, agrupações ou setores de movimentos sociais do Brasil, Argentina e Uruguai, contando ainda com a participação de uma delegação da Suíça.

Essa edição do encontro foi marcada por um número menor de participantes que refletiu uma aposta na realização de um encontro mais conciso, sem inscrições abertas, com critérios de delegação e trabalho militante cotidiano em diferentes frentes sociais, a exemplo da militância sindical, estudantil, comunitária, de luta pelos territórios, pela biodiversidade, contra todas as opressões, criminalização e violência dos de cima. Nesse sentido, um encontro em que os encaminhamentos pudessem refletir melhor a capacidade de execução pelos diversos países presentes de forma coordenada.

Para além dos debates realizados nos diferentes grupos temáticos de discussão (Educação, Sindical, Territorial Urbano, Opressão de gênero, Territórios e Biodiversidade e Direitos Humanos) houve momentos de plenária geral para exposição de retrospectiva e balanço das edições anteriores, leitura de adesões de outras organizações que não puderam participar de forma presencial e ainda para a síntese dos acordos e ações a ser colocadas em prática ao longo do próximo ano, formando um só compromisso entre os diferentes setores participantes desse ELAOPA.

A solidariedade aos lutadores sociais criminalizados na América Latina, em especial aos companheiros Vicente de Porto Alegre e Rafael Braga do Rio de Janeiro; a redação de moções de solidariedade a luta do povo e das mulheres curdas, de repúdio ao estado mexicano pelo assassinato de mais de 40 estudantes, de solidariedade ao preso zapatista Alejandro Diaz Santis e a luta dos povos indígenas e quilombolas pelos seus territórios foram outras marcas desse XI ELAOPA.

Acreditamos que mais uma vez o ELAOPA cumpriu o seu papel como um espaço para a troca de experiências militantes diversas, para a elaboração de um olhar coletivo acerca da conjuntura latino-americana e para traçarmos perspectivas e caminhos conjuntos. Um encontro que possibilitou novos aprendizados e avanços na construção do Poder Popular! Um agradecimento especial aos companheiros da banda La Digna Rabia que nos brindaram com suas canções na noite cultural, à Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela pela sua apresentação em memória ao sem terra Eltom Brum da Silva (assassinado pela Brigada Militar em 2009) assim como as trabalhadoras(es) da cozinha do centro de formação que a seu modo contribuíram para o sucesso do encontro.

Agora é trabalho militante constante e cotidiano, para que no próximo encontro, que será realizado em 2017 no Uruguai, possamos fazer um bom balanço de nossas ações e caminhar um passo a mais na construção do Poder Popular.

XI ELAOPA – Criando o Poder Popular desde baixo!